Alunos : Carla Cristina , Edson Leite, Victória Jotha e Yasmin Andresa
Turma : 2001
Tema : Bibliografia sobre Nils Udo
Nils Udo nasceu em Lauf , Baviera
(Alemanha) em 1937. Ele fez sua estréia como pintor.
Em 1955, ele estudou artes gráficas em Nuremberg (1953-1955), em
seguida, tornou-se um pintor.
O bávaro Nils-Udo, tem trabalhado diretamente com a natureza desde 1972.
Passou de pintura da natureza para a criação de peças utilizando materiais
naturais. Suas obras de arte deslumbrantes e líricas aparecem na Europa, Japão,
Israel, Índia e México
O artista trabalha no local utilizando folhas, gravetos, o movimento da
água, o crescimento das plantas. Cada peça é uma resposta à paisagem e aos
materiais que ele encontra ao seu redor, uma espécie de diálogo. A beleza da
natureza e as paisagens levemente alteradas reveladas no trabalho de Nils-Udo
são fascinantes e misteriosas.
É um mundo sedutor de “utopias possíveis”, montes coloridos, ninhos
gigantes que remetem à dias de sonho na floresta. A natureza é a fonte e
inspiração e matéria-prima da criação.
Ao instalar suas obras na natureza, o autor deixa junto com a beleza de
sua arte uma fonte que alimenta o debate ambientalista.
Como seu trabalho evoluiu para criações mais efêmeros, Nils Udo começou a fotografá-los, para documentar e partilhar a sua arte. Prática de Udo oscila entre instalações planejadas, alguns urbanos, extemporânea e uso de materiais naturais encontrados depois que ele mergulhou no lugar e época. Algumas das suas instalações públicas são monumentais, como a Torre Nordhorn e pedra-TIME-MAN, mas o artista reconhece que eles também são tão efêmero como as flores flutuando em uma folha, durante um tempo, o tempo inevitável.Udo tem uma aguda percepção da fenologia de lugares selvagens da Europa, especialmente da área de Chiemgau da Baviera, sua terra natal. Ele sabe que frutas e videiras e flores são propensos a estar disponível em suas estações, o que Woody crescimento vai aproveitar a flexibilidade da juventude, e que ervas, raízes e cipós vai ajudá-lo a ligar e reorganizar Nature.
Metáfora primária de Udo é Nest, que circulando para dentro do conforto da Terra, sua profunda afinidade lúdica é para frutas e flores.
Em 2004, Nils Udo voltou a pintar de novo, como ele coloca, "em paralelo" com a sua natureza art.
Veja Em suas próprias palavras, abaixo.
Flores trepadeira realizada em sua jornada em um córrego por uma barragem vara. Reunion, no Oceano Índico, 1990
Robinia Folha de Balanço: acácia folha metade, galhos de cinzas, Valle de Sella, Itália, 1992
Uma rara oportunidade de trabalhar com a forma simétrica delgado de folhas robinia, que me fascinou por muito tempo. Um pequeno lago nas montanhas. Cavalinha swimmimg sob a superfície. Reflexões. Eu selecionei uma folha, retirado os panfletos de um lado, e desligou a folha bipartida nos pequenos ramos bifurcados de dois interruptores de cinzas que eu tinha preso no fundo do tanque. - Nils Udo
Uma rara oportunidade de trabalhar com a forma simétrica delgado de folhas robinia, que me fascinou por muito tempo. Um pequeno lago nas montanhas. Cavalinha swimmimg sob a superfície. Reflexões. Eu selecionei uma folha, retirado os panfletos de um lado, e desligou a folha bipartida nos pequenos ramos bifurcados de dois interruptores de cinzas que eu tinha preso no fundo do tanque. - Nils Udo
Chestnut folha, flores ervilhaca, lagoa, Vassiviere, Limousin, França, 1986
Willow Nest: salgueiro Pollarded, feno, talos de samambaia, pétalas de papoula, Marchiennes Floresta, França, 1994Um salgueiro Pollard em um prado. Tirei os ramos do centro e encheu o espaço vazio com feno. Então eu cobri o fundo com folhas de samambaia nas proximidades. A árvore como ninho o ninho na árvore. Mais tarde, eu coloquei um anel de pétalas de papoula no chão ninho. -NilsUdo
Tower: Benthelm arenito, Nordhorn, Alemanha, 1982
STONE-TIME-MAN:
quartzito monólito pesando cerca de 150 toneladas, troncos de abeto soprado sobre a tempestade, trilha Escultura Floresta, Wittgenstein-Sauerland, Bad Berleberg, Alemanha, 2001
quartzito monólito pesando cerca de 150 toneladas, troncos de abeto soprado sobre a tempestade, trilha Escultura Floresta, Wittgenstein-Sauerland, Bad Berleberg, Alemanha, 2001
Dune Borda: pampas grama, areia, vento - Namíbia, 2001
Perdido na imensidão das dunas de areia vermelha montanhosas da Namíbia. Um dos desertos mais antigos do mundo. Não é um sopro de vento, e não um som. As faixas de uma gazela solitário cruzam o enorme buraco imaculado no pé de uma duna gigantesca. A sombra do sol da tarde rapidamente se aproxima. - Nils Udo
Perdido na imensidão das dunas de areia vermelha montanhosas da Namíbia. Um dos desertos mais antigos do mundo. Não é um sopro de vento, e não um som. As faixas de uma gazela solitário cruzam o enorme buraco imaculado no pé de uma duna gigantesca. A sombra do sol da tarde rapidamente se aproxima. - Nils Udo
Pequeno Lago - terra, água, ramo de avelã, campainhas, folhas mortas, Vallery, França, 2000
Waterhouse: troncos de abeto, ramos de bétula, interruptores de salgueiro e sod em planícies de maré
A instalação foi longe nos planos de lama. A superfície dos apartamentos, que se estende infinitamente para o horizonte, estava coberto por bilhões de pequenos moldes de barro verme. Para começar, empilhou-se terra escavada para formar uma piscina em forma de seta, então montamos troncos de abeto com seu mato bétula antes de construir a ilha, que foi plantada com grama. - Nils Udo
Em suas próprias palavras |
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As obras que eu criei em Paris na década de 1960, utilizando plantas vivas e materiais naturais marcado o meu primeiro passo para se afastar da pintura do painel e trabalho de estúdio. Mover-se de Paris para Baviera rural, percebendo o comprometimento da natureza, a destruição crescente,
Eu vivi através de uma profunda mudança de consciência.
Para preservar o caráter original da natureza, sua condição incólume, era como preservar o arEu respirei, a base da minha existência. Interferência humana pode trazer nada, mas des-trução e extinção. Cada peça recém-detectados de natureza destruída me trouxe para a beira do desespero.
Transformar a natureza em arte? Onde está a linha divisória fundamental entre a natureza ea arte? Isso não me interessa. O que importa para mim é que minhas ações. . . fundir vida e arte em si. Arte não me interessa. Minha vida me interessa, minha reação a eventos que moldam a minha existência.
Apesar de eu trabalhar em paralelo com a natureza e criar minhas intervenções com toda a cautela possível, será sempre uma contradição fundamental para si. É esta contradição em que todo o meu trabalho se baseia. Mesmo este trabalho não pode evitar um desastre fundamental da nossa existência. Ele fere o que chama a atenção para o que ele toca: a virgindade da natureza. Para perceber o que é possível e latente na Natureza, para, literalmente, rmake real o que nunca existiu, a utopia se torna reality.To se unem, se condensam e amalgamar as possibilidades específicas de uma paisagem em uma determinada época para formar um único pináculo, a apoteose da temporada naquela paisagem. Mesmo um segundo de vida é suficiente. O evento teve lugar. Eu só despertou e fez-se visível.
Nos primeiros anos, a idéia de plantar meu trabalho literalmente na natureza - de torná-la uma parte da natureza, de submetê-lo à natureza - os seus ciclos e ritmos, encheu-me de um lado com uma profunda paz interior, e por outro com novas possibilidades e campos de ação aparentemente inesgotáveis, colocando-me em um estado de quase euforia de prontidão para novas partidas. Como uma parte da natureza, eu vivia e trabalhava dia após dia em seu ritmo, pelas suas condições. Vida e obra tornou-se uma unidade. Eu estava em paz comigo mesmo.
O aspecto da arte agora completamente desbotada no fundo. O que eu queria era viver, agir e trabalhar em simbiose com a natureza da maneira mais próxima possível. A natureza viva em si, todos os seus fenômenos característicos, foram de repente problemas potenciais. A esfera da natureza tornou-se, simultaneamente, a esfera da arte, em que me inscreveu.
Ao elevar o espaço natural de uma obra de arte, eu tinha me abri para a realidade, para a vivacidade da natureza - eu havia superado o fosso entre a arte ea vida. A forma indireta de abstração bidimensional na pintura tinha sido superado. A partir de agora as minhas fotos já não eram pintados, mas plantada, regada, cortada ou vedada. I associado a minha existência com os ciclos da natureza, com a circulação da vida. Daí em diante a minha vida ea obra prosseguiu, sob a orientação e em consonância com os ritmos da natureza.
Sensações são onipresentes. Eu só preciso buscá-las e libertá-los de seu anonimato. Utopias são debaixo de cada pedra, em cada folha, atrás de cada árvore, nas nuvens e no vento. O curso do sol nos dias de equinócio, o pequeno habitat de um besouro em uma folha de limão, o fogo vermelho do bordo pontas, o aroma de ervas em um desfiladeiro arborizado; coaxar de um sapo na lentilha; perfume do primrose nas margens de um Mountain Creek; vestígios de animais na neve, a trajetória remanescente de um pássaro correndo pela floresta, uma rajada de vento em uma árvore, a dança da luz sobre as folhas, a relação infinitamente complexo de galho em galho, galho a galho, folha de folha.
Tudo perceptível através dos sentidos humanos toma parte - Espaço Natural experimentado através da audição, visão, olfato, paladar e tato. Por meio das menores possíveis intervenções, a vida, o espaço natural tridimensional é reorganizada, destravado e colocar sob tensão.
Reorganizada, é claro, por um período de tempo finito. Um dia, a intervenção é apagado, desfeito por natureza, sem deixar rastro.
Nils Udo em seu estúdio em Chiemgau, Baviera, em 2007; crédito da foto Christian Topel
Fonte:http://www.morning-earth.org
Estou trabalhando com tema arte e natureza com meus alunos na educação infantil.Escolhi você por nos enfatizar a natureza em suas obras.Quero parabeniza-lo pelo trabalho.
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