sábado, 4 de outubro de 2014

Arte Sensorial

 Ao abordar a arte contemporânea brasileira, estudamos sobre o período pós-modernista brasileiro e escolhemos para melhor abordagem, o artista Hélio Oiticica e suas obras sensoriais.

Foi proposto aos alunos, a elaboração em grupos, de trabalhos sensoriais com a participação do espectador, aberto a um novo comportamento que o conduz ao exercício da experimentação.

Surgiram então, 4 propostas envolvendo os sentidos: os metaesquemas feitos à base de papelão com  formas  geométricas,  onde  o  participante  poderia  montar  imagens  diversas  com  cores diferentes:









As caixas acústicas, contendo quatro diferentes ritmos musicais, onde os participantes teriam que “entrar” na obra, colocando a cabeça dentro da caixa para assim perceber o seu som.







As gelatinas degustativas, onde o participante teria que adivinhar qual era o sabor, tendo a cor diferente do que as pessoas esperavam.   




Assim como Oiticica, as propostas propuseram experiências com a percepção doparticipador, causando sensações diversas, uma “suprassensação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o nosso blog! Comente e dê sugestões!